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sábado, 1 de janeiro de 2011

Quando trocar os pneus???

Se você está pensando que este post será só mais uma propaganda do DETRAN, que vai lhe dizer pra trocar os pneus quando eles atingirem “2mm", esqueça!!!!!...aqui o papo é ALTA PERFORMANCE!!!
Você sabe quando é a hora de trocar os pneus que você usa nas pistas, seja em corridas profissionais, seja em TrackDays??? Será que aqueles “Yoko R888” ou “Advan A048” agüentam o próximo fim-de-semana de “aceleros”??? A resposta é: se você manter um bom banco de dados sobre eles, você vai saber se é hora de comprar novos pneus!!!...
Com o uso de três simples ferramentas e um pouco de dedicação, você poderá criar um banco de dados tão profundo sobre o uso de seus pneus, que poucos competidores, até no automobilismo profissional, têm...
Por meio de um Durômetro, você pode monitorar a dureza de quando os pneus são novos, e coletar esse dado sempre, na medida em que eles envelhecem. Pneus tendem a endurecer com o passar do tempo, e quando isso começar a afetar seus tempos de volta significativamente (algo em torno de 2 seg por volta) é hora de trocá-los. Ao usar o durômetro, certifique-se de que os pneus estejam sempre com a mesma temperatura, em todas as medições, pneus quentes tendem a estar mais moles do que pneus frios. Você pode constatar isso simplesmente comparando a dureza de um pneu que está sob o calor do sol, e um do mesmo “set”, mas que esteja à sombra. 
Outra maneira de monitorar o estado dos pneus é medindo sua temperatura após seguidas voltas, ou arrancadas. Você pode fazer uso de um Pirômetro para apurar a precisão de suas medições. Pneus mais novos tendem a acumular mais calor do que pneus mais usados, já que pneus muito gastos não geram mais fricção suficiente para aumentar sua temperatura. Se você mantiver um bom banco de dados quanto a temperatura dos pneus durante suas sessões, você saberá antecipar o momento em que os pneus começarão a perder temperatura em demasiado, assim saberá quando é a hora de visitar o vendedor de pneus...
Ao contrário do que diz o TWI (Tread Wear Indicator), você é quem vai dizer o máximo que os seus pneus podem desgastar antes de perder eficiência. Com o uso de um bom paquímetro, ou então um medidor específico desses que se ganha de brinde nas lojas de pneus, você pode monitorar em qual nível de desgaste os pneus começarão a perder aderência. Faça uma sessão de treinos “forte” com pneus mediamente desgastados, quando você começar a sentir que o carro está começando a "escorregar" demais, pare e faça a medição de profundidade dos sulcos, este será seu “set point” e através dele você saberá antecipar o ponto de queda de performance (é claro que para determinar este “set point” deduzo que você já tenha suficiente “feeling” para perceber os “sinais” que os pneus do seu carro lhe “enviam”, caso contrário isto pode se tornar extremamente perigoso...)
Outra boa dica que dou, é manter um histórico de quantos ciclos de aquecimento um “set” de pneus sofreu. A cada ciclo de aquecimento os pneus liberam elementos químicos de seu composto, e que aos poucos vão comprometendo o “grip”. Eventualmente você poderá se deparar com pneus que tem pouco desgaste, porém com uma dureza característica de pneus “velhos”, e que perdem sua eficiência, justamente por terem atingido seu número máximo de ciclos de aquecimento, mas sem ter atingido seu limite máximo de desempenho. Mantendo em seu banco de dados a quantidade de ciclos de aquecimento que os pneus sofreram, você criará um parâmetro repetitível que lhe permitirá saber quando adquirir um novo conjunto...
Fonte: Maicon Rodrigo (MetalGarage Racecars)

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